Motor de Partida

Para que o motor de combustão interna comece a funcionar, este precisa de um estímulo externo, algo que supere a inércia de seus componentes e o faça ganhar velocidade suficiente para finalmente, funcionar por si só. Este estímulo chama-se Motor de Partida, um motor de corrente contínua capaz de girar em uma rotação mais alta que a rotação mínima de funcionamento do motor de combustão interna(rotação de partida).




Alternador
Apesar de possuir um acumulador de energia(bateria), o sistema elétrico automotivo não pode apenas contar com a bateria para alimentar a si mesmo e tão pouco a rede bordo, que com o passar dos tempos está se tornando cada vez mais moderna. Para isso, é necessário que seja gerada energia para recarga da bateria, e assim suprir a demanda de energia elétrica do automóvel. Essa função é delegada ao Alternador.
Como o próprio nome diz, o alternador é um gerador de corrente elétrica alternada, e portanto necessita de um retificador de tensão para enviar a todo o sistema elétrico do veículo a tensão continua necessária para suprir sua demanda.




